sábado, 12 de fevereiro de 2011

Letras em Português

Desde o inicio de 2010, quando eu passei a me interessar pela musica, eu comecei a escrever letras de canções. Muita delas estavam uma porcaria, quer dizer, não eram escritas "musicalmente". Eu não sou musicamente experiente o sufisciente para criar 100% de uma melodia, mas com certeza, agora tudo o que eu escrevo tem uma corcordancia, uma "musicalidade" imaginada. Não um melodia, mas toda uma ideia de como a musica vair ser... Então agora, tudas as minhas letras, acho que seriam capazes de render grandes musicas. Eu de inicio, só escrevia musicas que eu gostaria de interpretar. Para falar a verdade, essas que eu vou lhes apresentar são as unicas que eu não escrevi com a intenção de eu mesmo interpretar. Eu só escrevo em inglês, mas fiz essas dez canções apenas para demonstrar as minhas habilidade de "semi-composição", ou habilidade poética, você escolhe como chamar... Eu gostaria muito que musicos e produtores de verdade dessem uma olhada nesse documentos. Cada uma dessas letras tem uma descrição, lendo ela você entende por que que apesar de eu não compor melodias eu escrevos os versos de maneira "musical".

Na verdade, eu escrevi isso como um documento do word, eu vou apenas copiar e colar aqui. Use o Control+F, ou Control+G, sei lá, caso não vão ficar lendo tudo. Nesse documento tem um indice.

Aqui vai o documento igualzinho como eu salvei no word, logo a apartir das grandes aspas. Só aviso que você tem que ser paciente. Espero que as pessoas que se interessem em compor essas canções sejam.

"
 
Letras de 4-6/Fevereiro
Todas escritas por (...)

Letras para canções. Não há nenhuma melodia composta para esses versos, mas tenho noções de intervalos e características a serem aplicadas nessas musicas. Todas eles contam com descrições. Ou seja, eu idealizo a musica, seus intervalos, emoções e características apesar de não ter ainda a capacidade para desenvolver e memorizar melodias novas com total liberdade. Se alguém se interessar pelas minhas letras e queira compor, eu como autor, peço que leve em consideração as minhas descrições.

   - Relação Infiltrada (Pag.02)
    - Era Iludida (Pag.04)
   - Os que Esperam (Pag.06)
   - Terra Pura (Pag.08)
   - Selvagem (Pag.10)
   - Eu Quero Saber (Pag.12)
   - Não Há Revolução (Pag.14)
   - Janela da Segurança (Pag.16)
   - Tão Real (Pag.18)
   - Pequena Garota (Pag.20)

Aqui, a palavra linha e a palavra verso são sinônimos e são usadas nas descrições de como a musica deveria ser. Se alguma parte da musica não foi descrita, não faz problema, sua interpretação fica a critério do leitor.
- Relação Infiltrada

Já se passou mais de um ano
Mas está de volta aqui
Penetrando em minha memória
Descubro assim que não te esqueci

Naquele tempo eu pensava
Que daria certo entre você e eu
Queria esperar você deixá-lo
Mas seu amor jamais a esqueceu

(Ponte)
Se não gostaria que se infiltrassem em minha relação
Em me infiltrar na sua gastei meu tempo em vão

(Refrão)
Quando o amor existe
Não há como evitar
Dois em uma ligação
Que eu não posso cortar
E não adianta esperá-lo acabar
Se seu coração...
Com outro está

Achava que éramos perfeitos
Entre nós havia uma conexão
Ele simplesmente chegou primeiro
Mas isso nunca foi uma competição

Parece que ele será pra sempre
Tão diferente ele é de mim
Talvez eu não seja o seu destino
Embora eu tenha pensado assim

(Ponte)

(Refrão)

(Solo)

Você tem uma porta em seu coração...
Ele possui a chave com toda razão...
Eu não entendo isso só pelo que eu sou...
Mas foi o tempo que há muito já me contou...
O tempo já me contou...
O tempo já me contou...
Mas apaixonado ainda estou

(Refrão)

Descrição (Relação Infiltrada)

Temática: É uma canção sobre um episodio na minha vida. Eu acreditava que uma certa pessoa poderia ter um ótimo relacionamento comigo, mas ela já estava envolvida em um antes mesmo que eu me apaixonasse por ela. A canção também cita como mesmo após mais de um ano ela não foi completamente esquecida

Estilo: O gênero é o rock, é uma musica estrofes calmas e refrão forte, com emoção. Por falar de relacionamento se encaixaria no estilo de algumas bandas de rock nacional atual, essas de publico geralmente adolescente e feminino. Por ter umas características suaves pode ser chamada de “balada”, talvez a utilização do piano na música seja aceitável

Característica musical dos versos

As quatro estrofes de quatros linhas, como a do inicio, todas possuem o mesmo formato e melodia, calma, tocante, emocional. As duas primeiras linhas dessas estrofes têm a mesma melodia. As ultimas duas tem melodias iguais, diferentes das duas primeiras, essas duas ultimas linhas são um pouco mais longas.

Ponte: A ponte é uma parte da musica que antecede o refrão, geralmente a ponte tem um clima mais robótico, de pouca emoção, para que o refrão surpreenda com uma força e emoção maior que o resto da musica. Geralmente instrumentos são tocados de forma menos rápida e forte para no refrão ficarem mais rápidos e fortes

Refrão: A música dos instrumentos fica mais rápida e pesada. As quatro primeiras linhas são cantadas de forma rápida e forte, faz uma rima. A quinta e sexta linhas são cantadas de modo mais devagar e calmo (com os instrumentos fazendo musica menos forte). As reticências indicam uma pausa para que a sétima linha seja cantada de forma rápida e forte junto a instrumentos tocados de forma rápida e forte novamente. Bem, acontece que nesse refrão temos um clima rápido, uma parte devagar e calma que serve para introduzir a rápida e forte ultima linha.

Solo: Solo é a parte da musica em que se ausentam os vocais e apenas são tocados os instrumentos. No rock a maioria da vezes, uma melodia com a guitarra é a parte principal do solo. O solo de guitarra aqui é algo bem emotivo, combinando com as características dessa música.

“Estrofes diferente”: Geralmente, o formato das musicas pop e rock é assim: Estrofe-Refrão-Estrofe-Refrão-Estrofe Diferente-Refrão. Ou seja, uma ou algumas estrofes, um refrão (as vezes incluindo ponte e verso), uma ou algumas estrofes com formato e melodia igual a estrofe do inicio, o refrão de novo, e depois desse segundo refrão vem mais uma estrofe que não é igual as duas primeiras. Depois o terceiro e ultimo refrão. O Solo costuma entrar antes ou depois da terceira estrofe. Essa estrofe diferente é calma, com instrumento tocados calmamente, como se fosse uma ponte calma antes do refrão forte. Aqui, a última linha é forte, como no refrão onde tem uma parte calma
e um final forte e agitado.

-------------
-Era Iludida

Eu perdi muito tempo dedicado a você
Mas só depois a consciência quis aparecer
Todo meu tempo perdido
E o meu coração ferido
E seus ouvidos longe daqui

(Refrão)
Você mentiu e omitiu
Não contou quem te presenteou
E eu gastei e eu perdi
Meu dinheiro pensando em amor
Eu quis te comprar
Não sabia o que fiz
Eu só quis seu amor
Mas não pude ser feliz

Consegui todo apoio que eu podia
Aliados e seus planos durante noite e dia
Todo o esforço perdido
É algo com que eu lido
E você nem aí pra mim

(Refrão)

Eu precisei dessa dor
Para saber que não era amor
Só mais uma paixão perdida
Fim de outra era iludida

(Solo)

(Refrão)

------------------------------------------
Descrição (Era Iludida)

Temática: É sobre uma paixão da minha infância, uma paixão não correspondida, mas que todos sempre souberam e tentaram apoiar.

Estilo: Mais um rock indicado para o mesmo tipo de banda que a musica anterior devido à temática “adolescente” e relativa a relacionamentos. Apesar de tratar um episodio de quando era muito jovem, aqui os instrumentos são tocados de maneira mais rápida e pesada, e os vocais também são mais fortes e rápidos, como se fosse um tom de desabafo ou indignação.

Característica musical dos versos

Estrofes “Padrão”: Os dois primeiros versos são os mais longos da estrofe e possuem a mesma melodia, após eles é tocado por algum tempo apenas os instrumentos, ou seja, após essas linhas, as outras linhas não são cantadas tão diretamente, tão “coladinhas”. Sem os mesmos intervalos que vem depois das 2 primeiras linhas, a terceira e quarta linha são seguidas e mais rápidas, formam uma rima curta, a quinta linha é uma finalização para a estrofe, sem rima, seu canto é forte, mas tem uma duração maior que as duas estrofes anteriores, devido á ultima silaba sendo uma nota mais demorada.

Refrão: É um tanto rápido e forte. 1ª linha tem melodia diferente da 2ª linha, que a completa. 3ª linha tem a mesma melodia que a 1ª e a 4ª a mesma que segunda. A outra metade do refrão, assim como a primeira, é formada por dois versos com uma melodia que é repetida nos últimos dois versos ou seja, Melodia da 1ª linha igual a 3ª, 2ª igual a 4ª, 5ª igual a 7ª e 6ª igual a 8ª.

“Estrofe diferente”: Essa estrofe “diferente” com 4 linhas é uma rima, é menos agitada que o resto da musica, mas ainda sim é um pouquinho rápida, Acho que deveria ser cantada por mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Solo: Um solo de guitarra bem raivoso, para essa musica que representa um desabafo sobre o descaso de uma garota.
-------------------
-Os que esperam

Nós
Somos os que esperam
Nós
Somos os que não podem gritar
Nós
Nunca fomos invisíveis
Mas ninguém pôde nos ver

Nós
Somos os que esperam
Nós
Não podemos nem descansar
Nós
Perdemos o que tínhamos
Se é que tivemos o que perder

Debaixo das pontes
Procuramos proteção
Pra com o cair da noite
Descansar o coração
Quando eu sentir sede
Água não irei achar
Mas quando encher a rua
Não haverá como escapar

Nós
Somos os que esperam
Nós
Somos os que não podem gritar
Nós
Nunca fomos invisíveis
Mas ninguém pôde nos ver

Nós
Somos os que esperam
Nós
Aprendemos a resistir
Nós
Temos trabalho que não para
E recompensa que não chega

Debaixo das pontes
Procuramos proteção
Pra com o cair da noite
Descansar o coração
Quando eu sentir sede
Água não irei achar
Mas quando encher a rua
Não haverá como escapar
--------------------------------------------------
Descrição (Os que esperam)

Temática: Preocupado em escrever algo mais chamativo e tocante, fiz essa letra de temática sócio-política, falando sobre as pessoas que vivem nas ruas ou são vitimas de enchentes. Não se encontram atualmente tantas musicas com conteúdo político ou social.

Estilo: A música é calma, com um tom forte de sinceridade. Como uma voz despretensiosa que sem o intuito de impressionar apenas fala o que sente e vê. Tenho que admitir que há nela uma influencia grande das canções “Nutshell” da banda Alice In Chains que tem um tema triste e um tom de sinceridade, e de “Are We The Waiting” da banda Green Day, outra canção calma e sincera, dessa vez retirada de um álbum com temática de critica social. Me parece um plágio, já que “Are We The Waiting” pode ser considerada uma tradução da frase “Somos os que esperam”.  Bem, mas as canções são diferentes. Em relação ao gênero da musica, acho que poderia ser interpretado tanto por uma banda de rock, cantor de MPB ou qualquer artista que aceite expor esse relato sobre a sociedade brasileira.

Característica musical dos versos

Estrofes: A palavra “Nós” é cantada com mais de uma nota e tem uma duração de alguns poucos segundos, apesar de ser apenas uma palavra de três letras. Os versos que seguem a palavra “nós” tem a mesma melodia, e no caso do terceiro, ele é completado pelo ultimo verso da estrofe, que já possui uma melodia diferente. Na canção “Nutshell”, por duas vezes o “nós” (we) é cantado de forma prolongada e empregando mais de uma nota musical. É a segunda semelhança com as canções citadas como inspiração além do tom sincero e temática “triste”, mas o resultado com certeza será bem diferente dessas canções e creio que esteja longe de ser um plagio.

Refrão: Bem, o tempo não é muito corrido no refrão, eu acho que ficariam legais alguns backing vocals nessa parte e o som de orquestra, sabe, alguns violinos e instrumentos do tipo.

-------------
-Terra Pura

Longe de toda fumaça
Onde só fogo o assa
Procuro salvação

Longe de todo tumulto
Dele eu faço luto
Pro bem do meu coração

Longe da melancolia
Um lugar despertaria
Toda minha emoção

Terra pura, lar do meu povo
Voltar para cá é como nascer de novo
Deixei a cidade para vir descansar
Encontrei o paraíso e não quero voltar
Não vejo nenhum sinal de poluição
Aqui nessa terra do meu coração
E de largar o paraíso eu não serei capaz
Essa terra pura sempre me trouxe paz

Onde carros não vão buzinar
Só vejo vacas a pastar
Eu gosto mesmo assim

Se a energia aqui faltar
Estrelas irão me guiar
Cidade nunca foi assim

Porcos eu vejo a pular
Não é lingüiça pra comprar
E isso faz bem pra mim

(Refrão)

(Solo)

(Refrão)

----------------------------------------
Descrição (Terra Pura)

Temática: Sobre como é puro o ar no campo, onde não há a poluição, stress e violência da cidade.

Estilo: Não é exatamente o tipo de musica que eu gostaria de compor ou ouvir, mas é uma típica musica sertaneja que eu dedico aos artistas desse estilo, como Vitor e Leo por exemplo. Não é o tipo de coisa que eu escuto ou procuro compor, repito, mas fiz essa letra exatamente para ser uma típica musica sertaneja.

Característica musical dos versos

Antes do refrão, vemos conjuntos de três estrofes, sendo as duas primeiras de igual melodia e a ultima com melodia diferente. Mas em todos os casos, a 1ª linha inicia uma melodia, a 2ª completa a rima usando de outra melodia e a 3ª linha é a mais diferente, longa e expressiva, demonstrando o fim da estrofe.

O Refrão deve ser um pouco mais animado, porém ainda tranqüilo.

Não há muito a descrever sobre essa canção, já que a intenção é apenas que represente uma boa composição do gênero sertanejo.

-----------
-Selvagem

Estou subjugado pelo meu instinto
Perdido nessa selva
Exposto ao tudo o que eu sinto
Arvores de concreto estão aqui e lá
Mas nessa corrida
Não há como me barrar

Se eu sinta falta de você
Do nada eu sei que vou correr
Como animal eu vou caçar
Seu amor pode me alimentar

Selvagem
Envolvido nesse amor
Não posso ser domado
Seja lá por quem for
Se longe de mim você está
Com todas as minhas garras
Vou lutar pra te encontrar
Me tornei tão selvagem...
Não posso te evitar

Preso numa jaula como animal
Separado de você
Já é o bastante pra me sentir mal
Mas nunca pensei em desistir
Sendo difícil ou não
Eu solto as minhas garras pra sair daqui

(Ponte)

(Refrão)

(Solo)

(Ponte)

(Refrão)

---------------------------------------
Descrição (Selvagem)

Temática: Definitivamente não possui um tema interessante nem inteligente. Tanto que nem sei o que dizer sobre, detalhes a respeito no tópico “Estilo”.

Estilo: Assim como a letra “Terra Pura”, essa letra foi feita dedicada a um gênero que não é do meu costume ouvir. Escrevi essa letra para o cantor de sertanejo universitário Luan Santana, cuja música definitivamente não é apreciada por mim. Mas isso não me impediu de tentar escrever uma boa letra para ele. Disse que o tema não era inteligente justamente por que a letra é como um tipo de declaração de amor, e acho que muitos artistas são superficiais e fracos, culturalmente falando, já que praticamente só cantam canções relativas a amor e relacionamento que de certo modo só tem mesmo a finalidade comercial. Não acho fútil uma canção de amor, mas se restringir a canções de amor para um público bem novo não me parece uma atitude muito criativa. Como é sertanejo universitário, tem aquela característica pop, ou seja, aceitável com facilidade pelo publico juvenil.

Característica musical dos versos

Ponte: Acho que alguns estilos como o sertanejo parecem limitados, e não vemos mudanças radicais no tipo de tom vocal, e emoção que a musica traz. É sempre tudo tão parecido, não há aquilo de ter uma estrofe calma e leve que depois dê lugar a um refrão forte e vigoroso. Nesse caso a ponte possui quatro versos bem calmos e suaves, com parte instrumental calma também, para depois dar lugar a um refrão mais animado.

Solo: O sertanejo não demonstra solos muito marcantes, apenas uma pausa na voz para alguns segundos de pura musica instrumental, como nesse caso.

Não há muito detalhes. Bem, apesar de ser uma letra dedicada a um estilo que não me diverte e de não ter muita descrição, ainda sim se trata de uma letra que fiz com dedicação.

--------------------
-Eu Quero Saber

Já li sobre isso em algum lugar
Com certeza eu já ouvi falar
Já me disseram que esse era o país da tolerância
Mas não seria essa a terra da ignorância?

Eu já decorei só de escutar
Mas eu nunca pude observar
Talvez seja o país do respeito entre as religiões
Terra de todas as raças sem condenações

Então eu quero saber
Por que agridem homossexuais
Como eu vi na TV
Então eu quero ver
O negro ter seu direito
Como vejo na TV
Será que eles falavam sobre esse mesmo país?
Então eu quero saber

Outro fanático invade o terreiro
Chamou o povo de lá de macumbeiro
Eu não consegui achar alguém que discordasse
Será que é assim mesmo que o brasileiro nasce?

O filho do rico te incendeia
Por que ele não para na cadeia?
Já ouvi falar sobre justiça na televisão
Mas parece que é só papo, eu nunca vi ação

(Refrão)

Será os políticos não assistem ao noticiário?
Será que o assunto deles é só monetário?

(Solo)

(Refrão)

---------------------------------------------------
Descrição (Eu Quero Saber)

Temática: A letra questiona a tolerância e o respeito dentro de nossa nação. Ouvimos falar tanto de respeito e de como a discriminação é crime, mas vemos em muitos noticiários e meio a própria sociedade que existem muitos casos de intolerância.

Estilo: É uma letra feita para o rock, de certo modo inspirada pelas temáticas criticas e ativista que se ouviam em canções de décadas passadas, onde a musica tinha seu critica social, tanto no rock nacional como na MPB. Acho que essa letra não combina com as bandas que fazem sucesso no cenário atual brasileiro. Elas não têm essa variedade cultural nas letras e falam muito de relacionamentos, é por isso que disse que as duas primeiras letras (Relação Infiltrada, Era Iludida) podem ser usadas pelas bandas atuais. Tem um instrumental e um vocal rápido e bem forte, mas não tão “raivoso” como em “Era Iludida”, é uma musica de forte questionamento sócio-político, mas não uma indignação emocional.

Característica musical dos versos

Estrofes: Em relação às estrofes de quatro versos, todos eles possuem uma melodia diferente. Já que o 1º inicia uma melodia que é completada pela do 2º, e o 3º uma melodia completada pelo 4º. Os dois últimos versos possuem uma duração maior que os dois primeiros. Após cada verso, um parada na voz para pouquíssimos segundo de pura musica instrumental, ou seja, esses versos não são cantados com pressa, não são cantados diretamente um logo após o outro.

Refrão: O brado do 1º verso é não é seguido diretamente pelo 2º verso. Melodia do 1º verso igual a do 4º, 2º igual ao 5º e 3º igual ao 6º. O 7º verso é mais longo e suave, com o instrumental suave para anteceder a força do 8ª verso, que é o brado “Então eu quero saber”.

Estrofe diferente: Essa á estrofe de dois versos. Assim como o 7º verso do refrão (porém com diferente melodia), esses dois versos são cantados com um duração maior de tempo e uma certa “suavidade”, antecedendo uma parte mais agitada da musica para fazer o contraste.

Solo: Não idealizo um solo “miraculoso” e complexo, apesar do solo apresentar composição diferente do acompanhamento instrumental do resto da musica, esse solo é apenas uma pausa para a voz, com composição simples, mas expressando a emoção da musica. Não idealizo o instrumental dessa musica como raivoso e pesado, apenas agitado e expressivo.

--------------------
-Não há revolução

Eu ligo o meu rádio
E tudo o que eu ouço
É sobre o amor juvenil
Através de vozes fracas

Eu me lembro da revolução
Quando se enchiam as ruas
E gritos soavam como coros
Assim como em 1992

A apatia tomou conta
De toda a nova geração
O canto não é o mais mesmo
Há coral, mas não revolução

Só vejo calças coloridas
Quando liga a televisão
Não cantam a revolução
E compõe mal sobre a paixão

A maior banda de um mês atrás
Hoje já não existe mais
O sucesso de agora
Logo cedo ficará pra trás

A apatia tomou conta
De toda a nova geração
O canto não é o mais mesmo
Há coral, mas não revolução

(Solo)

(Refrão) (Coro A capella)

(Refrão)

--------------------------------------------------------
Descrição (Não Há Revolução)

Temática: Na descrição da letra de “Eu Quero Saber” foi mencionado o fato de hoje as bandas de rock brasileiras terem perdido a variedade de seus temas, incluído a critica social. Há um tempo eu achava que letras não precisavam ser boas, apenas as musicas. Como forma de arte toda musica deve ser apreciada e deve haver liberdade temática, a única coisa que me irrita é o fato de certas bandas e artistas produzirem toneladas de musicas de temática excessivamente repetitiva e invariável.

Estilo: Só pode ser o rock, considerando frases que fazem referência o cenário do rock nacional (“ calças coloridas”; “ Não cantam a revolução, e compõe mal sobre a paixão”). É uma musica muito melódica, e é levemente animada, questionadora porém não muito agressiva.


Característica musical dos versos

Estrofes: Todas as estrofes têm a mesma melodia (não quer dizer que todos os versos tenham a mesma melodia, quer dizer que proporcionalmente, uma estrofe por completo tem a mesma melodia que outra.). São estrofes de certo modo bastantes melódicas, suaves e sinceras, mas não melancólicas e sim questionadoras. É algo meio MPB talvez, meio suave e melódico...

Refrão: O refrão é cantado com vigor, força, mas bem longe de ser cantado de modo agressivo. Entre dizer que o refrão é mais enérgico do que a estrofe ou dizer que a estrofe que é mais suave que o refrão, eu diria que a estrofe é que é mais suave que o refrão. Melodia do 1º verso igual ao 3ª, a melodia do 2º completa a do 1º e a do 4º completa a do 3º. O forma que o 4º verso é cantado, é semelhante a forma que se canta o 2º, porém o 4º tem uma duração um pouquinho maior.

Solo: O solo de guitarra aqui tem a mesma melodia que as estrofes, menos suave, diria animado e vigoroso como o refrão, mas ainda sim longe de ter um tom “agressivo”.

------------------------
-Janela da Segurança

Não me diga que a noite caiu
Que o dia já passou
E aqui ainda estou

Não me diga que não seria diferente
Se o sol estivesse aqui
E eu não poderia sair

Eu acho que minha avó estava certa
Nunca pude entender
Mas agora eu posso ver

Abra a janela da segurança
Enquanto fecha a da liberdade
Abra a janela da segurança
Enquanto fecha a da liberdade
Nos deixe presos
Nos deixe irritados
Mas nos deixe seguros

Constroem-se casa das mais luxuosas
Cárceres bem decorados
Sou bandido privilegiado

Sou apenas mais um fruto da vida
Culpa não cai sobre mim
Minha era é mesmo assim

Só agora entendo a filosofia
Luxo não é felicidade
Nem poder é liberdade

(Refrão)

E eu vou sair daqui
Procurar um lugar para viver
Não digo para morar
Eu disse para viver

(Solo)

(Refrão)

----------------------------------------------------------
Descrição (Janela da Segurança)

Temática: Fala como hoje as coisas mudaram nas cidades. A violência aumentou e o preço de nossa segurança é nossa liberdade. Em grandes cidades, estar seguro pode significar estar preso.

Estilo: Não sei exatamente como descrever, acho que o posso dizer que o tom sincero e não agressivo, de caráter questionador, porém melódico e não tão agitado durante as estrofes principais. Musica fica mais agitada e forte, tanto no vocal e no instrumental (ainda sim não de forma agressiva) durante o refrão, “estrofe diferente” e solo. Considero um rock, mas só porque é o que estou acostumado, mas essa musica pode ser feita com outro tipo de instrumentos...

Característica musical dos versos

Estrofes: As estrofes padrão são três antes do refrão. A primeira linha e a mais longa e não rima, a 2ª e 3ª são mais curtas que a 1ª, possuem melodias quase iguais, mudando só a ultima nota, considerando que a 3ª linha completa a 2ª, assim como acontece em letras anteriores, quando uma completa a outra, geralmente a mudança é só na ultima nota. Geralmente é assim. Em cada grupo de três estrofes que existe antes do refrão, as duas primeiras possuem igual melodia, a última possui melodia diferente, mas tem o mesmo formato que as duas primeiras estrofes, ou seja, são proporcionais.

Refrão: Aqui o instrumental fica mais vigoroso, forte, rápido, os 1º e 2º versos são iguais aos 3º e 4º respectivamente. Os curtos 5º e 6º versos possuem a mesma melodia, durante esses dois versos o instrumental é mais suave e lento para voltar depois com toda a força no 7ª verso. O sétimo verso fecha o refrão, então não tem a mesma melodia dos outros versos do refrão.

“Estrofe diferente”: Os três primeiros versos dessa estrofe (que é forte e vigorosa como parte do refrão), após serem cantados, dão lugar a alguns segundinhos de puro instrumental, ou seja, essa estrofe não é toda cantada diretamente, seus versos não são diretamente cantados após o outro. O ultimo verso é o mais longo e cantado com mais vigor.

Solo: Não gosto de solos de guitarra muito complexos com diversas notas por segundo... Os solos que idealizo ou são simples prolongação do instrumental de acompanhamento ou algum tipo de melodia não mais complexa que as melodias dos vocais. E esse solo tem um tom bastante “desastroso”. Algo que exprima parte do sentimento que a musica passa em sua letra de maneira marcante, forte.

-----------
-Tão Real

Eu sempre te vi passar
Eu nunca tive nenhuma opinião
Nenhum de suas considerações
Pra mim fazia diferença
Se ignorar tanto é o suficiente
Pra eu me tornar ignorante
Acho que já podem me chamar assim

Você partiu e eu jurei não me importar
Tentei evitar, mas me pus a chorar

Agora é tudo tão real
Agora eu posso sentir
A sua presença eu não quis perceber
Mas a sua ausência não me deixa esquecer
Agora a dor é tão real...

Muitas tristezas eu conheci
Com anos de vida não há como não
Mas todas elas se provaram tão fúteis
Perto de algo que sinto ser tão real
Meu coração agora aperta forte
Já sei distinguir o que é superficial
Deve ser verdade que o tempo pode ensinar

(Refrão)

(Solo)

(Refrão)

--------------------------------------
Descrição (Tão Real)

Temática: Sobre uma pessoa que jamais imaginou que pudesse sentir a dor pela morte de alguém. Fala que todas as tristezas que a pessoa já teve parecem superficiais frente à tristeza trazida pela morte.

Estilo: Uma musica muito triste e com um tom muito forte de pesar. É algo feito com muita intensidade, para causar uma emoção muito forte no ouvinte. Alguns a acharão muito negativa e outros apreciarão a intensidade com que o sentimento pode ser exposto nessa musica.  O único instrumento usado é piano, tocado de forma a expressar uma emoção muito forte de tristeza e pesar. Pode esse não ser o único instrumento se forem incluídos os instrumentos de orquestra como violinos, viola e violoncelo, tocados de forma bem triste mesmo. A musica instrumental em si, chama mais atenção pela notoriedade das notas bem graves apesar de nem todas serem assim excessivamente graves. Essa idéia da melodia bastante triste é extraída da peça instrumental “Return To Zero”, do jogo de Game Boy Advance chamado “MegaMan Zero 3”
  
Característica musical dos versos

Refrão: 1ª verso de melodia semelhante ao do 2º, 3º verso de melodia semelhante ao do 4º. O 5ª verso finaliza o refrão com uma nota bem longa na ultima silaba.

Solo: Uma melodia de piano bem triste com muitos acordes graves, muito graves mesmo. Se forem usados os instrumentos da orquestra, é claro que aqui eles também têm vez, produzindo muitas notas tristes e graves. Apesar da notas e acorde graves serem muito notórios nesta canção, 100% de suas notas não chega a ser tão grave.
-------------------
-Pequena Garota

Minha pequena garota por que chora?
Se a perturbo prefiro deixá-la agora
Mas percebo que comigo segura está
Meu erro único erro foi de “minha” te chamar

Se minha presença a pode confortar
Lamento, mas devo te confessar
Ela é a única coisa que posso oferecer
Também fujo da vida como você

Posso morrer, mas não sem levar você
Essa é uma das frases que não irei dizer
Mas o que isso adianta se na pratica não é assim?
Por que vou pra sempre querer você bem junto de mim

Sozinhos sempre tivemos medo de tudo
Seriamos corajosos se estivéssemos juntos
Eu acredito nisso embora possa duvidar
Mas não pode ter nada se jamais se arriscar

A vida sempre foi essa apesar de termos fé
Então vamos lutar juntos e ver como é que é
Melhor do tentar resistir ao nosso pranto
É ter a dignidade de poder morrer lutando

(Refrão)

Toda nossa pobreza...
Não me esconde essa beleza...
De estar junto a você...
E trabalhar em equipe

(Solo)

(Refrão)

---------------------------------------------------
Descrição (Pequena Garota)

Temática: É uma história sobre um rapaz de rua que encontra uma moça de rua e propõe que juntos possam lutar para sobreviver no perigoso mundo contra qual os dois sozinhos não tem defesa.

Estilo: Em relação aos instrumental, a musica apresenta uma dualidade entre o erudito e o rock. Uma grande diferença instrumental entre as estrofes e o refrão.

Característica musical dos versos

Estrofes: Em relação às estrofes padrão, 1ª linha tem a mesma melodia da 3ª, 2ª linha tem a mesma melodia da 4ª. Ou seja, os versos impares completam a rima quando adicionados após os versos pares. Essas estrofes padrão vêm em pares, o acompanhamento instrumental da primeira do par é somente alguns acordes repetitivos de piano em tom irônico, já na segunda estrofe, o acompanhamento é o mesmo, mas dessa vez adicionando o som da orquestra (violinos, viola, violoncelo) ao fundo. Talvez possa ser incluído o som do xilofone ou da caixinha de musica.

Refrão: O refrão começa com batidas rápidas e forte de baterias, um instrumento que entre outras coisas também demarca a transição de uma parte calma para uma mais agitada na musica. Aqui os instrumentos são os de rock (guitarra, baixo e bateria) tocados de maneira rápida, barulhenta e simples ao estilo punk. Nesse refrão se ausentam os instrumentos usados nas estrofes.  O refrão é uma estrofe de quatro versos seguindo o modelo de 2º verso que complementa o 1º fazendo a rima. O mesmo em relação ao 3º verso que tem a rima completada pelo 4ª verso, porém esses dois últimos versos são mais longos que os primeiros.

“Estrofe Diferente”: Essa estrofe de quatro versos, não é cantada verso diretamente após verso, tem aquele modelo de pausa entre o canto das frase para uns segundinhos de puro instrumental. Isso em relação ao ultimo verso da estrofe, a ultima silaba é uma nota longa e depois desse 4ª verso não se toca os mesmo acordes que se toca após os três primeiros versos, após esse verso entra o solo. O instrumental nessa estrofe é o de rock como o do refrão, no estilo punk, porém com a adição do xilofone e/ou caixinha de musica. O xilofone/caixinha de musica também deve ser tocado no ultimo refrão da canção. "

E eu dizendo que "Os que esperam" parece um plágio de "Are the Waiting" e "Nutshell"... Pequena garota parece um plágio de Viva La Gloria? (Little Girl).


Nenhum comentário:

Postar um comentário